Chamamento para novos integrantes do GEPDC
Seminário capoeira e patrimônio no Ceará. Confira detalhes do evento.

Olímpio Ferreira (integrante do GEPDC), mestre de capoeira, professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e advogado, participou nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2019, do Seminário Capoeira e Patrimônio que ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Seu nome foi indicado para participar da mesa Capoeira e Patrimônio que contou com a participação do Mestre Luiz Renato Vieira, referência na pesquisa sobre a temática. Vinícius Frota, servidor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também participou da mesa que teve como mediador Alênio Carlos, servidor da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE).
O Mestre Olímpio também coordenou o Grupo de Trabalho (GT) História da Capoeira ao lado de professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UNILAB). Além disso, apresentou três resumos ao lado de colaboradores sobre os trabalhos que desenvolve na escola, na universidade e na comunidade da capoeira cearense. O seminário teve um público formado por capoeiristas, pesquisadores e admiradores da arte. O evento contou com quatro mesas temáticas e GTs, nos quais os participantes puderam interagir e discutir sobre essa arte e suas nuances nos diversos espaços que o capoeirista atua.
Essa ação é fruto da política de salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres, reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. O evento foi uma proposta construída coletivamente pelo IPHAN em diálogo com os capoeiristas cearenses, sobretudo os mestres locais e contou com o apoio da UNILAB e do IFCE. Ao final da programação, uma Roda de Capoeira, que também é Patrimônio da Humanidade, reconhecida em 2014, fechou os trabalhos. As discussões nesses três dias sinalizaram para a importância da Capoeira na formação humana e transformação social.
Publicado 09 de Novembro de 2021